Friday, November 6, 2009

Curtas - BMW M3 GTS

Performance séria, o máximo extraido do carro. É isso que fascina a gente aqui do raceinblood, e espero que fascine você que lê aí também, tem coisa melhor do que um carro que ande pra valer, que seja equilibrado e focado em ser simplesmente rapido? É esse o pensamento que nos guia, e deixando um pouco de lado a base supernobre do carro do post, essa M3 é muito do que eu queria dirigir por aí. A versão GTS veio para ser a opção da marca bávara para os pilotos que sempre levam seus carros a algum evento do tipo track day ou quem sabe um sortudo que mora numa região bem montanhosa e pouco movimentada, e é no meu modo de ver um claro desafio aos Porsche 911 que sempre tem uma versão  GT3 por aí desfilando um carro de pista pelas ruas.

O fato é que os caras pegaram um dos carros esportivos mais bem sucedidos da atualidade e trabalharam suspensão (subchassi traseiro fixo, totalmente de pista), colocaram uns amortecedores com regulagens infinitas (deve ter fim, mas haja paciencia!), retrabalharam o sistema de freios para suportar o fading que um uso em pista gera, adotaram rodas de 19 polegadas e tornaram o sistema de controle de tração menos interferente. Eletronico também é o cambio automatizado de 7 marchas. Tudo bem, a gente perdoa. Pra coroar tudo isso, a cilindrada do motor foi elevada de 4.0 para 4.4 e a potencia saiu dos 420 para chegar nos 450 cavalos, com componentes internos mais leves visando subir o giro mais rapidamente, e vale lembrar que o V8 original do carro é um dos motores que mais trabalha bem em alta rotação, fruto do desenvolvimento da equipe de F1 da marca. No exterior, spoiler dianteiro e aerofolio traseiro regulaveis denunciam o carro.

Já o interior com santantônio denuncia a redução de peso, mas não foi muito grande: de 1.600 para 1.500 Kg, mas também olha só, toda a forração do carro parece intacta, apenas retiraram o banco traseiro, o sistema de som e o ar condicionado automatizado, sobrou aquele simples de três comandos que tem no Pointer do meu vizinho. Se fosse meu as coisas seriam diferentes… O detalhe legal é que os cintos de seis pontos não são instalados de fábrica, o dono-piloto que os instala no seu banco concha fixo de fibra de carbono e se quiser retira após a diversão no autodromo, pra ir pro trabalho durante a semana. Outro ponto que eu também mudaria…

Um carro inspirador sem sombra de duvidas, a BMW está de parabéns pela iniciativa de tornar esse mundo melhor!

Thiago Marinelli

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