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O mercado de duas rodas brasileiro é, em sua maior parte, formado por modelos de até 150 cc. Porém, os modelos “premium”, de maior valor agregado e com uma boa dose de tecnologia embarcada, vêm ganhando destaque no cenário nacional. No Salão Duas Rodas 2009, marcas como BMW, Harley-Davidson, Ducati, MV Agusta e Triumph apresentam várias novidades ao público mais elitizado, que esta a cada dia mais exigente. Confira a seguir os principais destaques, divididos por fabricante.
BMW
Apesar da crise que ainda afeta o setor de duas rodas, a marca bávara nada na contramão. Até agosto já haviam sido emplacadas mais de mil unidades suas, o que corresponde a um crescimento de 17% se comparado ao mesmo período do ano passado. Além dos números favoráveis, a BMW apresentou na feira de São Paulo a superbike S 1000RR e também oficializou seu acordo operacional com a Dafra Motos.
“Com esta parceria, a BMW coloca definitivamente o pé no Brasil. Será a primeira linha de montagem CKD (as motos chegam em partes e são montadas aqui) fora de Berlim (Alemanha)”, conta Jörg Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil. O fruto dessa parceria será a fabricação no país da G 650 GS, a antiga F 650 GS com motor monocilíndrico. Com sotaque alemão, motor fabricado na China pela Loncin e montada no Brasil numa linha exclusiva na planta fabril da Dafra em Manaus (AM), a moto terá preço bastante competitivo: R$ 29.800. Modelo de uso misto, a G 650 GS está equipada com motor de 652 cm3, que gera 50 cv de potência máxima. A moto terá como diferenciais o sistema de freios ABS de série, dois anos de garantia, cavalete central e pisca-alerta. No primeiro ano, a BMW tem a expectativa de vendas mil unidades do modelo “made in Brazil”.
Já a S 1000RR, cuja versão de pista participa do Mundial de Superbike, chama a atenção por seu design radical e por sua tecnologia embarcada – nova geração de freios ABS e controle de tração. A esportiva, que começa a ser comercializada no Brasil no segundo semestre de 2010, conta com o mais potente motor fabricado pela BMW, um quatro cilindros em linha, de 999 cm3, que gera 193 cv a 13.000 rpm.
Harley-Davidson
A centenária marca americana não ficou para trás e apresentou, de uma tacada só, sete modelos: a 883 Iron, a XR 1200 X, ambas da linha Sportster; a Fat Boy Lo, a Rocker Chrome e três modelos da família CVO (modelos customizados de fábrica). Além disso, o Grupo Izzo, representante oficial da Harley no país, comunicou que a linha V-ROD também passa a ser montada no Brasil. “Com exceção da linha Screaming Eagle, 100% dos modelos comercializados aqui são montados em Manaus (AM). Isso reflete em preços mais competitivos e, conseqüentemente, crescimento da participação no mercado de motos custom e touring”, afirma Paulo Izzo, presidente do Grupo, dizendo que a Harley abrirá mais duas novas revendas no próximo ano: Brasília (DF) e Goiânia (GO).
Carro-chefe da HD no Brasil, a linha Sportster – a mais urbana e descolada da gama – ganha novas integrantes: a 883 Iron e a XR 1200 X. Como diferenciais, as motos contam com pinturas em preto fosco, focando o público jovem. Em comparação ao modelo standard, a Fat Boy Lo também tem visual mais agressivo, traduzido pela pintura preta fosca, assento mais baixo para facilitar a vida dos pilotos de baixa estatura, além de uma posição de pilotagem mais confortável.
Já a Rocker Chrome é uma versão mais sofisticada do modelo que já era vendido no Brasil. Conta com motor de dois cilindros em V, Twin Cam 96B, de 1584 cc, que gera 76 cv de potência máxima. Para finalizar, a linha de motos Harley customizadas de fábrica (CVO): ao Brasil serão importadas apenas 18 unidades, entre os modelos Ultra, Softail Convertible e a Street Glide.
Triumph
A centenária marca inglesa quer aumentar sua participação no país. Para isso irá ampliar sua cobertura, ou seja, abrir novas concessionárias, comercializar mais modelos e oferecer preços cada vez mais competitivos. Agora quatro modelos serão montados em Manaus (AM): a trail Tiger 1050, que na versão touring ganhou sistema de freios ABS; as nakeds Speed Triple e Street Triple, além da superesportiva Daytona 675. Na linha importada, a Grupo Izzo volta a comercializar no Brasil a sport-touring Sprint ST, as três versões da retro Boneville e a Rocket III, equipada com motor de 2294 cc, que gera 142 cv de potência máxima.
MV Agusta
A italiana MV Agusta, também representada pelo Grupo Izzo, trouxe para o Salão Duas Rodas sua atual gama de modelos equipada com o motor de quatro cilindros em linha e 1.078 cc de capacidade. A superesportiva F4 1078 312 RR tem no nome seu principal atributo: a velocidade final de 312 km/h, um recorde para motocicletas de série. Além disso, a naked Brutale 1078 também foi mostrada. A única novidade das duas motos fica mesmo por conta do novo propulsor e algumas melhorias. Adquirida pelo grupo Harley-Davidson no ano passado, a MV Agusta pode ser montada em Manaus (AM) em breve na fábrica da empresa norte americana. Com isso, Paulo Izzo, diretor presidente do Grupo Izzo, espera que os preços das Agusta fiquem mais competitivos.
DucatiI
Outra esportiva da Itália a desembarcar no salão brasileiro foi a Ducati 1198, nas versões standard e R. A capacidade cúbica aumentada é a principal novidade em relação à antecessora 1098. A Ducati Streetfighter, vedete do Salão de Milão em 2008 com seu design agressivo, também chega agora ao público brasileiro. Assim, com a chegada da linha Monster 696 e 1100, a Ducati oferece no Brasil o mesmo line-up vendido nos mercados europeus e norte americano: Superbike (1198 e 848), Monster (696 e 1100), Hypermotard, Streetfighter e Multistrada.
Salão Duas Rodas 2009
10ª Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios
Quando: Até 12 de outubro
Horário: De quarta a domingo, das 14h às 22h; segunda-feira (12), das 11h às 19h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, na avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo (SP)
Ingressos Nas bilheterias: R$ 25 e R$ 12 (menores entre 5 e 12 anos)
Serviços grátis: Capaceteria, estacionamento na Arena (próximo ao Sambódromo); traslado entre metrô Tietê e Anhembi.
Fonte UOL Carros | www.carros.uol.com.br
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